segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dicas de viagem para São Luis ( Maranhão )

http://viagensbrasilnow.blogspot.com.br/São Luís foi fundada pelos franceses, em 1612, mas coube aos portugueses darem à capital do Maranhão sua marca registrada - seu belíssimo estilo arquitetônico. Foram os lusitanos que deixaram como herança os mais de três mil sobrados e casarões que se espalham pelas ruas e praças do Centro Histórico, no bairro de Praia Grande. Além da história, a cidade preserva culturas e tradições. O Bumba-Meu-Boi, representação folclórica que combina teatro, música e dança, atrai gente de todo o canto que chega para participar da colorida festa que toma conta das ruas nos meses de junho e julho. Tão enraizado quanto o folclore é o reggae. O ritmo, presente nas rádios, clubes e bares, conferiu a São Luís o título de "Jamaica brasileira" e torna impossível não soltar o corpo ao lado dos rastafaris ao som de Bob Marley e companhia.A capital maranhense, porém, exibe uma faceta moderna e luxuosa. Do outro lado do Rio do Anil está a parte nova de São Luís, ligada à área antiga pela ponte José Sarney. Por lá estão arranha-céus, shoppings centers e restaurantes sofisticados que servem pratos típicos como o arroz-de-cuxá.  A noite é movimentada em diversas partes de São Luís. O ritmo, porém, é um só: reggae - seja nos bares, nas barracas de praia ou nos clubes. Os salões mais concorridos são os da praia de Ponta d'Areia e do Centro, onde as radiolas, caixas acústicas que amplificam o som, fazem todo mundo dançar a noite inteira. Na praia do Calhau, o movimento se concentra nos quiosques espalhados pela Avenida Litorânea - alguns funcionam 24 horas. Já no Centro Histórico - em especial na Rua Portugal -, bares e restaurantes instalados em sobrados e casarões espalham suas mesas pela calçada. Para animar os clientes, música ao vivo com artistas da região.
As praias - de águas não tão azuis - também ficam nesta área. A maré costuma variar bastante ao logo do dia, ainda assim, dá para curtir um banho em Calhau, Olho D'Água e Araçagi.

As Praias de São Luis

As praias não são os principais atrativos de São Luís – as águas não são tão azuis, pelo menos na área próxima ao Centro. Mas quem não abre mão de um banho de mar encontra bons pontos para mergulho, como as praias de Calhau, Olho d‘Água e Araçagi (esta última, no município de São José de Ribamar, a menos de 20 quilômetros). Os surfistas também têm seu point – São Marcos, com boas ondas e movimento de jovens. Em quase toda a orla, a infraestrutura oferece bares e quiosques para petiscar camarões ao alho e óleo, patinhas de siri, caranguejos...

Praia de Calhau

http://viagensbrasilnow.blogspot.com.br/
A praia de águas calmas, dunas e vegetação rasteira acompanha toda a extensão da Avenida Litorânea. O movimento é grande nos finais de semana, tanto de banhistas quanto de adeptos de atividades esportivas, como corrida e ciclismo. O charme fica por conta dos quiosques padronizados e dos restaurantes sobre palafitas.


Praia de Araçagi

http://viagensbrasilnow.blogspot.com.br/
A praia fica no município de São José de Ribamar, a 19 quilômetros do Centro. Por ali, a beleza das dunas é superada pelos quiosques de comidas típicas que servem os frequentadores em barraquinhas individuais e acessíveis por carro – os automóveis ficam estacionados na areia, ao lado da barraca exclusiva.




Praia Olho D'água

http://viagensbrasilnow.blogspot.com.br/
O visual é rústico, formado por dunas, morros e falésias; mas Olho d'Água é urbanizada, cheia de quiosques e bastante movimentada. Os ventos fortes que sopram por ali entre os meses de julho e dezembro atraem os praticantes de esportes à vela.




Praia Ponta D'areia

http://viagensbrasilnow.blogspot.com.br/
A praia mais próxima do Centro - Ponta d'Areia fica a quatro quilômetros e tem fácil acesso -  é também a mais freqüentada da cidade, reunindo banhistas de estilos diversos, embora não seja indicada para banhos. Restaurantes e clubes de reggae espalham-se ao longo da orla.



Praia de São Marcos

http://viagensbrasilnow.blogspot.com.br/
É a preferida da turma jovem e dos surfistas. Os bares garantem a animação durante o dia e também à noite. A paisagem é formada, ainda, por dunas cobertas de verde e ruínas do Forte São Marcos, erguido no século 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário